17 de abril de 2010

É cultura ou imposição?

Esses dias estive pensando. A cultura é uma coisa imposta ou você pode escolher? Quero dizer, você é obrigado a se identificar com determinada cultura regional simplesmente porque as pessoas dessa região gostam das mesmas coisas? Ou você pode escolher que tipo de música, dança, comida, religião e até estilo de vida você quer ter?

Se eu sou carioca tenho que gostar de samba? de funk? Se sou nordestino tenho que gostar de forró? E paraense tem que gostar de calypson?
Eu acredito que não. Acho que se deve ter respeito pelas diversas culturas musicais, gastronômicas, religiosas etc. Mas ainda acho que nós, independentemente de onde nascemos, temos o direito de sentirmos afinidade com a cultura que quisermos.

Acho um verdadeiro absurdo se afirmar que brasileiro tem que gostar de samba, cerveja e futebol, acho que brasileiro, tem simplesmente que ter nascido no país e amar a pátria. Gosto cada um pode ter o seu. Me irrito profundamente com pessoas bairristas que sentem-se agredidas por uma pessoa não concordar com determinada cultura de sua região. Ninguém escolhe onde nasce, quanto mais que tipo de cultura é mais popular em cada região.

Além do mais, é muito mais interessante uma pessoa que prefere não seguir a massa, e desenvolve suas próprias preferências e afinidades, sem se preocupar com o que todo mundo gosta de fazer, ou de ouvir, ou de comer. Obviamente existe um linha tênue entre ser original e "gostar de causar", mas não iremos no ater a esse ponto. Só acredito que as pessoas precisam entender que você tem todo direito de não gostar nem querer seguir o mesmo padrão cultural que as pessoas de seu estado/região/país, e não será por isso que você deixará de ser o que é.

2 comentários:

  1. Isso gera altos debates..Mas resumindo, acho que a cultura te dá as opções, o que indica um caminho muito mais "fácil" a ser traçado.
    Exemplificando, você ser muçulmano no Brasil é quase impossível. Não por que é melhor ou pior que outras religiões, mas por que a nossa cultura não é essa, não vimos textos, livros, histórias,etc.. Então, se você não for um grande estudioso de religião, a tendência é que você siga outros caminhos tradicionais(ou culturais) que estão no seu "campo de visão", tais como o catolicismo. A cultura te dá opções, e cabe a você segui-las ou buscar em outras vias a sua personalidade.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que somos sim, por mais resistentes que algumas pessoas tentam ser, induzidos a "aceitar" o "normal".
    Pessoas que não "seguem as regras" acabam sendo "excluidas".
    Por diferentes formas de pensar, agir, falar.. Mas, onde está a liberdade de expressão??
    Acho que aceitar mais o próximo da maneira como ele é, é um passo importante p o nosso mundo se tornar melhor!
    Nai :D

    ResponderExcluir